segunda-feira, 3 de março de 2008

Brasileiro encontra indícios de planeta oculto no Sistema Solar

Um brasileiro de 31 anos encontrou indícios da existência de um novo planeta nos confins do Sistema Solar. Patryk Sofia Lykawka, da Universidade de Kobe, Japão, poderá ser o responsável por fazer com que o Sistema Solar volte a ter nove planetas, condição que foi perdida com o rebaixamento de Plutão, em 2006.
"Sempre me interessei pelo desconhecido. Gostava de ler, tentar imaginar quais seriam as soluções para as perguntas sem resposta", disse, por telefone, de Kobe, no oeste do país.
Fernando D'Andrea/Southlogic Studios
Concepção artística do que seria o novo planeta; brasileiro fez previsões com base em cálculos e simulações de computador
Por enquanto, a possível descoberta de Lykawka está restrita a cálculos e simulações feitas por computador, mas ele espera que o planeta possa ser visualizado em cinco a dez anos.
A expectativa do pesquisador é que o projeto Pan-Starrs, da Universidade do Havaí (EUA), que vai varrer grande parte do céu no hemisfério Norte, permita a visualização do planeta. O experimento vai fotografar o céu visível do Havaí pelo menos uma vez por semana.
A teoria apresentada pelo brasileiro é resultado de estudos sobre o cinturão de Kuiper, uma zona que fica além de Netuno e abriga milhares de corpos celestes, como Plutão e o planeta-anão Eris, cuja descoberta acabou causando a perda de status do nono planeta. Ela também é o berço de alguns cometas. Apesar de ser bastante estudada, por conta de suas excentricidades astronómicas, a área ainda é pouco conhecida.
Além disso, ela abriga mistérios. Em um determinado espaço, por exemplo, há vários corpos celestes com órbitas praticamente circulares. Mas, a partir de um limite, o número de astros com órbita desse tipo se reduz, sem causa aparente.
Outro fato que intriga os pesquisadores é a existência de órbitas muito inclinadas no cinturão, às vezes em ângulos da ordem de 50º em relação ao plano dos planetas.
FONTE:FOLHA ONLINE CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA NA INTEGRA.
comentar

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP